IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Moody's avalia que Brasil já atingiu pior da contração econômica, mas alerta para impacto fiscal

Moody"s avalia que Brasil já atingiu pior da contração econômica, mas alerta para impacto fiscal - Getty Images
Moody's avalia que Brasil já atingiu pior da contração econômica, mas alerta para impacto fiscal Imagem: Getty Images

Camila Moreira

São Paulo

08/09/2020 12h14

A agência de classificação de risco Moody's avaliou hoje que a contração econômica do Brasil atingiu o piso, mas afirmou ver um impacto fiscal maior e a dívida bruta aumentando para 95% do PIB, de 76% em 2019.

Na análise da Moody's, uma recuperação dos indicadores de atividade econômica sugere que a recessão será menos severa que a prevista por investidores, em linha com suas projeções.

A agência estima que o déficit fiscal do país atingirá 14,7% do PIB em 2020, enquanto a dívida do governo deverá se aproximar de 95% em 2021.

"A retomada da consolidação fiscal, como indica o Orçamento, daria apoio à qualidade de crédito do Brasil, embora uma proposta de ampliação do gasto social seja um risco de elevação de despesas", afirmou a Moody's Investors Service em nota.

A Moody's, que classifica a nota do Brasil como Ba2, com perspectiva estável, destacou ainda que a dinâmica política apresenta alguns riscos à consolidação fiscal e às reformas para estimular o crescimento.

Mas a agência destacou que a proposta do governo de unificar dois impostos federais e os esforços para avançar com a reforma administrativa sinalizam compromisso com as reformas estruturais.

"As perspectivas para a nota de crédito do país vão depender do ritmo e grau de recuperação econômica e consolidação fiscal", completou a Moody's.

Para a agência, riscos políticos e pressão para ampliar os programas sociais para além de 2020 ainda representam um risco material para o teto de gastos em 2021 e depois. A Moody's avaliou que romper esse limite pode fazer com que a dívida do governo continue a subir, o que pressionará a nota de crédito do Brasil.

O Produto Interno Bruto (PIB) teve contração recorde de 9,7% no segundo trimestre sobre o primeiro, segundo dados do IBGE. O governo estima que o PIB vai contrair 4,7% neste ano.

A Moody's é mais pessimista e vê retração do PIB em 2020 de 6,2%, ressaltando a incerteza em relação à retomada da atividade no restante do ano. Para 2021 a projeção da agência é de expansão de 3,6%.

A perspectiva de recuperação da atividade econômica em 2021 leva em consideração uma retomada contínua do consumo e danos relativamente limitados ao setor produtivo. A partir daí, a expectativa é de que o crescimento se estabilize em torno de 2,5% em 2022-23.