IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Minha perspectiva é que queda do PIB será menor do que a esperada, diz Guedes

O ministro da Economia, Paulo Guedes, acredita que queda no PIB de 2020 será menor do que a esperada - Wallace Martins/Futura Press/Estadão Conteúdo
O ministro da Economia, Paulo Guedes, acredita que queda no PIB de 2020 será menor do que a esperada Imagem: Wallace Martins/Futura Press/Estadão Conteúdo

Por Marcela Ayres

09/09/2020 11h05

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou hoje que tem a perspectiva de que a queda da economia brasileira deste ano será menor do que a esperada, após ressaltar que a contração na faixa de 4% a 5% no PIB (Produto Interno Bruto) vista pelo mercado representa metade do tombo que já chegou a ser previsto por alguns agentes.

Em evento virtual do Credit Suisse, o ministro disse que os dados mais recentes mostram a retomada da atividade, e esse movimento está vindo mais rápido até do que ele antecipava.

Oficialmente, a projeção do Ministério da Economia é de uma retração do PIB de 4,7% em 2020, mas o secretário especial de Fazenda, Waldery Rodrigues, apontou na semana passada que será revisada em setembro após "todos os dados" indicarem que "o pior já passou".

No boletim Focus mais recente, a expectativa para o PIB este ano foi piorada a uma queda de 5,31%, contra recuo de 5,28% estimado uma semana antes.

Guedes também defendeu hoje o pacto federativo como uma reformatação do setor público, com a existência de gatilhos para o controle dos gastos públicos.

O ministro reiterou ainda que o governo vai desalavancar os bancos públicos e privatizar empresas.