IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Bolsonaro aprova prorrogação de contratos de produção de petróleo e gás

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) durante apresentação de programa em Brasília - Edu Andrade/Fatopress/Estadão Conteúdo
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) durante apresentação de programa em Brasília Imagem: Edu Andrade/Fatopress/Estadão Conteúdo

14/09/2020 09h42

O presidente Jair Bolsonaro aprovou resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) que visa autorizar a eventual prorrogação dos prazos de vigência de contratos de concessão decorrentes de licitações de blocos de petróleo e gás realizadas a partir de 1999.

De acordo com a resolução, publicada no Diário Oficial da União de hoje, a prorrogação só poderá ser efetuada para campos cuja extensão do prazo de produção se mostre viável para além do período contratual original.

A Secretaria-Geral da Presidência da República disse em nota que a medida visa "autorizar a ANP a avaliar a prorrogação da fase de produção em campos maduros concedidos à Petrobras dentro do polígono do pré-sal".

Isso, segundo a Presidência, permitiria "manutenção da produção dos campos e atração de investimentos para revitalização de jazidas maduras".

As empresas concessionárias interessadas na prorrogação deverão submeter à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) um plano de desenvolvimento que indique os investimentos que seriam realizados.

O prazo de prorrogação será compatível com as expectativas de produção nos planos, mas limitado a 27 anos.

Eventual descumprimento dos compromissos de desenvolvimento das áreas levará ao início de processo para resolução do contrato, de acordo com a resolução.