IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Pedidos de auxílio-desemprego nos EUA caem, gastos dos consumidores em agosto são sólidos

dólar, EUA, Estados Unidos, coronavírus, covid-19 - Getty Images
dólar, EUA, Estados Unidos, coronavírus, covid-19 Imagem: Getty Images

01/10/2020 09h46

O número de norte-americanos que entraram com pedidos de auxílio-desemprego caiu na semana passada, embora tenha permanecido em níveis de recessão, destacando a necessidade de outro pacote de resgate do governo.

Os pedidos iniciais de auxílio-desemprego totalizaram 837 mil em dado ajustados sazonalmente na semana encerrada em 26 de setembro, contra 873 mil na semana anterior, informou hoje o Departamento do Trabalho.

Economistas consultados pela Reuters projetavam 850 mil pedidos na semana passada.

Os pedidos se consolidaram em níveis elevados depois de irem abaixo de 1 milhão em agosto, uma vez que o governo mudou a maneira como elimina flutuações sazonais dos dados. Eles estão acima do pico de 665 mil visto durante a Grande Recessão de 2007-09, embora tenham recuado do recorde de 6,867 milhões no final de março.

Os ganhos do mercado de trabalho com a reabertura das empresas estão diminuindo e economistas preveem desaceleração das contratações até o final de 2020 e em 2021, se não houver outro pacote fiscal.

Relatório separado divulgado hoje do Departamento do Comércio mostrou que os gastos dos consumidores subiram 1,0% em agosto após aumento de 1,5% em julho. Economistas previam avanço de 0,8% em agosto dos gastos, que respondem por mais de dois terços da atividade econômica dos EUA.