IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Marcopolo vai fechar fábrica no RJ a partir do final de outubro

A fábrica de Duque de Caxias tem origens em 1955 e produz três modelos de ônibus, dois coletivos e um de tipo BRT - Fabiano Rocha/Agência O Globo
A fábrica de Duque de Caxias tem origens em 1955 e produz três modelos de ônibus, dois coletivos e um de tipo BRT Imagem: Fabiano Rocha/Agência O Globo

02/10/2020 09h18

A Marcopolo decidiu fechar sua fábrica de ônibus no Rio de Janeiro, no que chamou de uma revisão de ativos para reduzir custos e ganhar eficiência, segundo comunicado enviado ao mercado nesta sexta-feira.

A companhia, uma das maiores fabricantes de carrocerias de ônibus do mundo, afirmou que a fábrica em Duque de Caxias (RJ) será fechada a partir de 30 de outubro. A empresa não informou número de trabalhadores na unidade, que é a única da companhia no Estado.

A fábrica de Duque de Caxias tem origens em 1955 e produz três modelos de ônibus, dois coletivos e um de tipo BRT.

"As melhorias operacionais alcançadas nos últimos anos permitirão que as plantas remanescentes tenham capacidade suficiente para absorverem a recuperação de volumes à medida que os mercados se regularizarem, em um cenário pós-pandemia", afirmou a empresa no comunicado.

Além da fábrica no Rio de Janeiro a Marcopolo tem duas unidades produtivas no Rio Grande do Sul e uma no Espírito Santo.

A pandemia impactou o setor de transportes de passageiros, fazendo a Marcopolo reduzir pela metade sua capacidade de produção entre o final de março e meados de junho. A decisão da Marcopolo também ocorreu em um ano de eleições municipais, tradicionalmente marcado por aumento nas encomendas de transporte coletivo por prefeituras.

No acumulado do ano até o final de agosto, as vendas de ônibus novos no Brasil mostram queda de 34%, a 11,5 mil unidades, segundo dados da associação de concessionários de veículos, Fenabrave.