IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Exportações do Japão têm em dezembro primeira alta anual em dois anos

Tetsushi Kajimoto

21/01/2021 08h34

As exportações do Japão aumentaram pela primeira vez em dois anos em dezembro diante dos embarques para a China, mostraram dados do governo, oferecendo alguma esperança para as autoridades que contam com a recuperação liderada pelas exportações em meio ao ressurgimento do coronavírus.

A recuperação nas exportações pode diminuir o risco de uma recessão de duplo mergulho. Hoje, o banco central do Japão deixou inalterada sua política monetária e melhorou a projeção econômica para o próximo ano fiscal.

Dados do Ministério das Finanças mostraram hoje que as exportações do Japão aumentaram 2,0% em dezembro na comparação com o ano anterior, contra expectativa de 2,4% em pesquisa da Reuters e após recuo de 4,2% no mês anterior.

Esse foi o primeiro aumento anual desde novembro de 2018.

Entretanto, em um sinal de preocupação, as exportações de carros caíram 4,2% no ano até dezembro, com os embarques para a União Europeia despencando 32,2%. A queda acontece no momento em que montadoras como Toyota Motor Corp e Nissan Motor Co Ltd devem cortar a produção de veículos neste mês devido à falta de semicondutores, conforme a demanda se recupera da crise do coronavírus.

Para todo o ano de 2020, as exportações de carros do Japão caíram 20%, maior queda desde que os embarques caíram em mais da metade durante a crise financeira global de 2009. Essa foi a principal influência para a queda de 11,1% das exportações no ano, mostraram os dados.

As importações caíram 11,6% no ano até dezembro, em linha com a expectativa, levando a um superávit comercial de 751 bilhões de ienes (7,25 bilhões de dólares).