IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Preço médio da gasolina no Brasil ultrapassa R$5/litro em fevereiro, diz ValeCard

Na primeira metade deste mês, o valor do litro da gasolina nas bombas cresceu 4,08% ante a média registrada em janeiro - Marcelo D. Sants/Framephoto/Estadão Conteúdo
Na primeira metade deste mês, o valor do litro da gasolina nas bombas cresceu 4,08% ante a média registrada em janeiro Imagem: Marcelo D. Sants/Framephoto/Estadão Conteúdo

Marta Nogueira

17/02/2021 16h04

O preço médio da gasolina nos postos do Brasil ultrapassou a marca de 5 reais por litro na primeira quinzena de fevereiro, em meio a um avanço das cotações do petróleo no exterior, apontou nesta quarta-feira pesquisa da ValeCard, empresa especializada em soluções de gestão de frotas.

Na primeira metade deste mês, o valor do litro da gasolina nas bombas cresceu 4,08% ante a média registrada em janeiro, para 5,04 reais por litro, o maior patamar da série história da ValeCard, que tem início em junho de 2019 e não considera a inflação.

Foi a oitava alta consecutiva do combustível, segundo a ValeCard.

O cenário de preços em alta nos postos vem com o impulso de reajustes realizados pela Petrobras nas refinarias do país, que têm como referência preços internacionais do petróleo, além do câmbio.

A petroleira elevou por três vezes o preço do combustível neste ano, sendo duas vezes em janeiro (em 7,6% e 5%, respectivamente) e uma em fevereiro (8%).

Na primeira quinzena deste mês, São Paulo foi o Estado com o menor valor médio da gasolina, de 4,63 reais por litro. Já o Acre registrou o litro mais caro, a 5,48 reais.

A maior alta de preços na quinzena ocorreu no Amazonas (5,74%) e a menor na Paraíba (2,7%). Todos os Estados tiveram aumento no valor médio do litro do combustível.

Entre as capitais, Curitiba registrou a menor média de preço na quinzena (4,597 reais por litro), enquanto o Rio de Janeiro teve o valor mais elevado (5,335 reais por litro).

A reguladora ANP, em seu mais recente levantamento de preços, apontou alta de 1,34% da gasolina em postos do país na semana passada, para uma média de 4,833 reais o litro nas bombas.

Foi a oitava semana consecutiva de ganhos no preço da gasolina, segundo a agência reguladora, cuja série histórica nunca registrou valores médios acima de 5 reais por litro para o combustível, mesmo sem considerar a inflação.

Em meio a esse cenário de preços, o governo vem estudando uma forma de reduzir a exposição do mercado brasileiro à volatilidade das cotações internacionais, mas ao mesmo tempo sem impor medidas que possam abalar a independência e o balanço financeiro da Petrobras, que detém atualmente quase 100% da capacidade de refino do país.

Na sexta-feira, o presidente Jair Bolsonaro encaminhou ao Congresso um projeto de lei que propõe alterar a cobrança do ICMS sobre combustíveis, com o objetivo de estabelecer uma alíquota de imposto uniforme e específica, reduzindo a volatilidade e aumentando a previsibilidade.

A medida veio diante de ameaças de uma nova greve de caminhoneiros, com a categoria pressionando o governo federal devido aos altos valores do diesel, combustível mais consumido do Brasil.

O levantamento da ValeCard é feito por meio do registro das transações realizadas? com o cartão de abastecimento da? companhia, em cerca de 25 mil estabelecimentos credenciados.

Óleo diesel

Em uma outra pesquisa, o Índice de Preços Ticket Log (IPTL) apontou uma alta de 2,09% no preço do diesel na primeira quinzena de fevereiro quando na comparação com janeiro, para 4,012 reais por litro.

Já o diesel S-10 avançou 2,02% em relação a janeiro, para 4,068 reais.

Com o movimento, o valor do litro do diesel supera agora os níveis vistos durante todo o ano de 2020, acrescentou a Ticket Log, marca de gestão de frotas e soluções de mobilidade da Edenred Brasil.

"Essa média é influenciada, especialmente, pelos valores registrados nas Regiões Norte e Centro-Oeste. No Nordeste e no Sudeste, o mesmo deve ocorrer em breve se os preços continuarem aumentando", disse em nota o chefe de Mercado Urbano da Edenred Brasil, Douglas Pina.

Em todos os Estados e regiões, houve aumento do diesel no período estudado.

A Região Norte liderou com as maiores médias, tanto para o tipo comum quanto para o S-10, comercializados a 4,226 e 4,283 reais, respectivamente.

No recorte entre os Estados, o Paraná registrou os menores valores do país, de 3,634 reais para o diesel, e 3,677 reais para o diesel S-10. No Acre, estão os combustíveis com valores mais altos: o litro médio do tipo comum foi de 4,821 reais, e do S-10, 4,770 reais.

O índice da Ticket Log leva em conta abastecimentos realizados em 18 mil postos credenciados.

No último levantamento da ANP, a cotação média do diesel nas bombas atingiu 3,811 reais por litro, alta de 1,3% em relação à semana anterior, o que marcou o terceiro aumento consecutivo.