IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

AES Brasil firma acordo de investimento com Itaú Unibanco

Luciano Costa

Em São Paulo

18/03/2021 08h29

A elétrica AES Brasil, controlada pela norte-americana AES, fechou acordo de investimento com o Itaú Unibanco que envolverá um aumento de capital de R$ 855 milhões em uma empresa do grupo detentora de projetos de geração de energia eólica e solar.

O negócio envolverá a subscrição pelo Itaú de novas ações preferenciais a serem emitidas pela holding detentora desses projetos renováveis operacionais, a Gaimbê Solar, disse a AES Brasil em comunicado na noite de quarta-feira.

"Com a subscrição do aumento de capital, no valor de 855 milhões de reais, o Itaú se tornará acionista da Guaimbê Holding e passará a deter participação equivalente a 19,9% de seu capital social", afirmou.

A empresa da AES Brasil na qual o banco passará a ter participação controla subsidiárias associadas ao complexo solar Guaimbê e ao parque eólico Alto Sertão II.

A elétrica, que antes usava o nome de AES Tietê, disse que o acordo com o Itaú "reforça sua capacidade de trazer investidores de qualidade", bem como o compromisso da instituição financeira com o fomento da geração de energia renovável.

"Para a AES Brasil, trata-se de uma oportunidade de fomentar seu projeto de crescimento, direcionando os recursos aportados pelo Itaú para ampliar seu portfólio de projetos de geração de energia renovável ", afirmou.

A efetivação da operação está sujeita a condições suspensivas comuns a transações dessa natureza, acrescentou a elétrica, sem detalhar.

UOL Economia+ fará evento para quem quer investir

Entre 23 e 25 de março, o UOL Economia+ e a casa de análises Levante Ideias de Investimento realizarão evento online gratuito. O economista Felipe Bevilacqua, analista certificado e gestor especialista da Levante, comandará três grandes aulas para explicar ao leitor do UOL como assumir as rédeas do próprio dinheiro.

O evento é gratuito para todos os leitores UOL. Garanta o seu lugar no evento aqui.

Ao clicar em “Enviar”, você concorda com a Política de Privacidade do Grupo UOL e aceita receber e-mails de produtos e serviços do Grupo UOL e demais empresas integrantes de seu grupo econômico. O Grupo UOL utiliza as informações fornecidas para entrar em contato ofertando produtos e serviços. Você pode deixar de receber essas comunicações quando quiser.