IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Azul quer comprar operação da chilena Latam Airlines no Brasil

Azul tem planos para liderar uma onda de consolidação no setor aéreo brasileiro, que foi devastado pela pandemia. - Divulgação
Azul tem planos para liderar uma onda de consolidação no setor aéreo brasileiro, que foi devastado pela pandemia. Imagem: Divulgação

26/05/2021 15h47

A companhia aérea Azul abordou a chilena Latam Airlines com o objetivo de comprar sua operação brasileira, disse à Reuters uma fonte a par da situação.

A Latam entrou com pedido de recuperação judicial nos EUA há um ano e, embora tenha garantido nova liquidez nesse processo, ainda não apresentou um plano formal de reestruturação.

A Azul, controlada pelo fundador da JetBlue Airways, David Neeleman, disse hoje que estava pronta para liderar uma onda de consolidação no setor aéreo brasileiro, que foi devastado pela pandemia.

O jornal Valor Econômico também informou que a Azul está tentando atrair a Latam e conversando com seus locadores de aeronaves.

Uma porta-voz da Latam disse que a companhia aérea não recebeu nenhuma oferta da Azul, que as negociações não estavam em andamento e que a Latam não tinha intenção de vender nenhuma de suas partes.

Além de rotas internacionais, a Latam possui operações domésticas, não apenas no Brasil, mas também no Chile, Peru, Equador e Colômbia.

Durante a pandemia, a Azul e a Latam desenvolveram um programa de codeshare para evitar competir no Brasil à medida que o mercado encolhia. Mas esse programa terminou repentinamente nesta semana, o que a Azul disse ser uma reação aos seus planos de consolidação.

Analistas da indústria especularam ao longo de 2020 que a Azul poderia tentar comprar a Latam no Brasil. As duas companhias aéreas dividem o mercado brasileiro com a Gol.