IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Confiança da indústria no Brasil mostra recuperação em maio com expectativas melhores, diz FGV

Confiança da indústria no Brasil mostra recuperação em maio com expectativas melhores, diz FGV - REUTERS/Nacho Doce
Confiança da indústria no Brasil mostra recuperação em maio com expectativas melhores, diz FGV Imagem: REUTERS/Nacho Doce

27/05/2021 08h19

A confiança da indústria no Brasil teve leve alta este mês, com a melhor percepção sobre os próximos meses compensando a fraqueza num indicador do momento presente, informou nesta quinta-feira a Fundação Getulio Vargas (FGV).

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) avançou 0,7 ponto em maio e foi a 104,2 pontos, conseguindo recuperar as perdas apresentadas no mês anterior.

A leitura deste mês foi "influenciada pela melhora das expectativas para os próximos meses, enquanto a percepção das empresas sobre a situação atual continua piorando para 12 dos 19 segmentos que compõem a pesquisa", disse a economista da FGV Ibre Claudia Perdigão, em nota. "O resultado está relacionado aos efeitos da desvalorização do real e da escassez de insumos."

No mês de maio, o Índice de Situação Atual (ISA) teve queda de 0,5 ponto, a 109,5, enquanto o Índice de Expectativas (IE) avançou 2,1 pontos, para leitura de 99,0, muito próxima do nível neutro de 100 pontos.

"O avanço da vacinação, embora lento, e a recuperação de economias externas, ampliando as exportações são elementos que tendem a contribuir com a melhora das expectativas para o próximo semestre."