IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Governos anteriores também parcelaram precatórios, mas agora será "à luz do dia", diz Guedes

PEC dos Precatórios seguiu protocolos estabelecidos por governos anteriores, afirma Paulo Guedes - Washington Costa/Ministério da Economa
PEC dos Precatórios seguiu protocolos estabelecidos por governos anteriores, afirma Paulo Guedes Imagem: Washington Costa/Ministério da Economa

Da Reuters, em Brasília

13/08/2021 17h19Atualizada em 13/08/2021 18h08

A proposta de parcelamento dos pagamentos de precatórios encaminhada ao Congresso seguiu protocolos estabelecidos por governos anteriores, com a vantagem de desta vez ter sido explicitada de forma clara e transparente, disse o ministro da Economia, Paulo Guedes, em entrevista à rádio Jovem Pan veiculada nesta sexta-feira.

Guedes afirmou na entrevista, gravada na véspera, que ministros que o antecederam negociaram com os credores o pagamento dos chamados superprecatórios, de valores mais elevados, em condições que não são conhecidas. Ele citou os ex-ministros Pedro Malan, Guido Mantega e Henrique Meirelles.

"Eu pelo menos fiz algo à luz do dia, transparente e para todos, a regra se aplica a todos", afirmou Guedes, ressaltando que a medida dará previsibilidade a um gasto que tem crescido aceleradamente.

"Em vez de resolver o meu problema, porque falta só um ano, eu preferi dar previsibilidade fiscal para os próximos dez, quinze anos, não haverá mais saltos", afirmou.

Ele negou que a mudança na regra tenha tido relação com despesas previstas para o Bolsa Família para 2022, ressaltando que o programa já estava orçado para o ano que vem quando "de repente" chegou a conta de 90 bilhões de reais de precatórios.