IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Guedes diz que governo quer queda de 10% na tarifa do Mercosul

"É hora de aumentar a oferta de alimentos, aumentar a oferta de aço, de material de construção", disse Guedes - Dida Sampaio/Estadão Conteúdo
'É hora de aumentar a oferta de alimentos, aumentar a oferta de aço, de material de construção', disse Guedes Imagem: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

Marcela Ayres

Em Brasília

19/08/2021 13h23Atualizada em 19/08/2021 18h51

O governo quer em seis meses baixar em 10% a TEC (Tarifa Externa Comum) do Mercosul, disse hoje o ministro da Economia, Paulo Guedes, defendendo que a investida será útil para barrar o aumento da inflação.

"Estamos atrasados até. É até bom que ajuda a travar um pouco essa alta de inflação que está havendo aí, a gente dá uma travada. É hora de aumentar a oferta de alimentos, aumentar a oferta de aço, de material de construção, tudo isso aí dá uma acalmada no setor", disse ele, ao participar de audiência da Comissão de Relações Exteriores do Senado.

Segundo Guedes, a redução da TEC representa um passo inicial modesto, mas necessário para sinalizar para os parceiros a intenção do governo brasileiro de prosseguir com maior abertura comercial.

No âmbito do Mercosul, ele afirmou que o Uruguai concorda com o Brasil quanto à redução das tarifas e também na defesa de liberdade para os integrantes do bloco fazerem acordos, enquanto a Argentina é contra e o Paraguai "está em cima do muro".

O ministro destacou que o governo não quer que a cláusula de consenso no Mercosul seja de veto, afirmando que o país é grande demais e com muitos desafios para ser prisioneiro de um arranjo institucional ideológico e que não se moderniza.