IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Furacão Ida corta 95% da produção de petróleo do Golfo do México

Refinaria Convent Royal Dutch Shell na Louisiana, Estados Unidos, no sábado, 28 de agosto de 2021 - Getty Images
Refinaria Convent Royal Dutch Shell na Louisiana, Estados Unidos, no sábado, 28 de agosto de 2021 Imagem: Getty Images

29/08/2021 16h02

O furacão Ida chegou à costa dos Estados Unidos neste domingo (29) como uma tempestade de categoria 4 em Port Fourchon, no Estado da Louisiana, atingindo a infraestrutura de petróleo dos Estados Unidos, com ventos de até 240 km por hora, afetando mais de 95% da produção de petróleo do Golfo do México, segundo reguladores de energia no país.

O Louisiana Offshore Oil Port (LOOP), maior terminal de petróleo bruto de propriedade privada dos Estados Unidos, interrompeu as entregas antes da chegada da tempestade, depois que as previsões indicaram possíveis impactos em suas áreas operacionais.

O terminal marítimo do LOOP está localizado em águas abertas a cerca de 29 km da costa da Louisiana, enquanto Port Fourchon é sua base terrestre.

O porto da Louisiana é o único terminal de águas profundas dos EUA capaz de descarregar superpetroleiros. Ele abrange cerca de 10% a 15% do petróleo doméstico do país, 10% a 15% das importações do país de petróleo estrangeiro e também está ligado a cerca de metade da capacidade de refino dos EUA, de acordo com o site do Port Fourchon. Ele também atende mais de 90% da produção de petróleo em águas profundas do Golfo do México.

Com mais de 95% da produção de petróleo do Golfo do México nos EUA suspensa, produção de 1,74 milhão de barris por dia é afetada, de acordo com o regulador offshore.

O Golfo fornece cerca de 17% do petróleo do país.