IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Núcleo de inflação está muito mais alto do que o BC gostaria, diz Campos Neto

Segundo Campos Neto, o BC começou a ver as expectativas do mercado para inflação em 2022 subindo também, e está focando maior parte da sua atenção nessa frente - Adriano Machado/Reuters
Segundo Campos Neto, o BC começou a ver as expectativas do mercado para inflação em 2022 subindo também, e está focando maior parte da sua atenção nessa frente Imagem: Adriano Machado/Reuters

Marcela Ayres

08/09/2021 19h14

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse nesta quarta-feira que o núcleo da inflação está muito mais alto do que a autoridade monetária gostaria e voltou a mencionar a diferença existente entre as expectativas de mercado e do BC para a inflação, com os agentes econômicos projetando IPCA mais alto.

Segundo Campos Neto, o BC começou a ver as expectativas do mercado para inflação em 2022 subindo também, e está focando maior parte da sua atenção nessa frente.

Em palestra virtual promovida pelo Credit Suisse, Campos Neto reiterou que o BC está dando mensagem forte que fará o que for preciso para controlar a inflação no horizonte relevante em meio à elevação das expectativas para o IPCA e o impacto de choques variados no avanço de preços na economia.

Ele disse que o BC tem autonomia e vai agir de maneira independente com os instrumentos que tem à disposição para controlar a inflação. Campos Neto acrescentou que os instrumentos, na sua visão, irão fazer o trabalho necessário.