IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bolsonaro sugere fundo com dividendos da Petrobras para segurar preço do combustível

30.set.2021 - O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, e o presidente Jair Bolsonaro, durante live semanal - Reprodução/Facebook
30.set.2021 - O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, e o presidente Jair Bolsonaro, durante live semanal Imagem: Reprodução/Facebook

30/09/2021 20h42Atualizada em 01/10/2021 10h22

Por Maria Carolina Marcello

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro voltou a defender votação de projeto que fixa o ICMS cobrado sobre os combustíveis nos Estados e falou sobre a possibilidade da criação de um fundo que possa amortecer a flutuação do preço dos combustíveis.

Bolsonaro disse já ter recebido a sinalização do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), de que trabalha para votar o projeto de lei complementar que trata do ICMS —uma das ideias prevê uma alíquota fixa para o ICMS. Lira afirmou nesta semana que não há definição de mérito, mas adiantou que deputados passariam os próximos dias colhendo dados e informações.

"Na semana que vem, o Arthur Lira disse que está fazendo um trabalho", disse Bolsonaro na tradicional transmissão ao vivo pelas redes sociais.

Ao citar que alguns Estados têm anunciado a redução do ICMS, Bolsonaro defendeu que a solução passa pela fixação da alíquota.

Fundo com lucro da Petrobras

O presidente disse ainda que tem estudado alternativas para reduzir o impacto das oscilações do preço dos combustíveis, e uma das teses passa pela criação de um fundo, ideia também levantada por parlamentares.

"Criar um fundo regulador. Ver o lucro da Petrobras, aquele que vem para o governo federal, para nós, ninguém vai meter a mão em nada. Será que esse dinheiro da Petrobras que vem para nós —será, eu estou perguntando, será, eu não estou afirmando— que é um lucro bilionário, nós não podemos converter e ir para esse fundo regulador?", questionou Bolsonaro.

"Toda vez que dá um aumento, você não repassar todo o aumento ou não repassar aumento nenhum", acrescentou.

Nesta semana, Lira afirmou que parlamentares estudavam a possibilidade do uso de dividendos ou ainda de recursos do gás do pré-sal para a composição de um fundo regulador de preços.

O presidente aproveitou a live para deixar claro que não irá interferir na política de preços: "se eu tabelar, complica a situação".