IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Indicador de Emprego cai em setembro e registra menor nível em 4 meses, diz FGV

No trimestre encerrado em julho, a taxa de desemprego no Brasil recuou a 13,7% - Marinho Ramos/Semcom/IBGE
No trimestre encerrado em julho, a taxa de desemprego no Brasil recuou a 13,7% Imagem: Marinho Ramos/Semcom/IBGE

Camila Moreira

Da Reuters

06/10/2021 08h34Atualizada em 06/10/2021 08h53

O Indicador Antecedente de Emprego do Brasil caiu em setembro para o nível mais baixo em quatro meses depois de cinco altas seguidas, levantando o sinal de alerta sobre o ritmo de recuperação do mercado de trabalho, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quarta-feira.

O IAEmp, que antecipa os rumos do mercado de trabalho no Brasil, recuou 3,1 pontos em setembro e foi a 87,0 pontos, menor nível desde maio de 2021 (83,4 pontos).

"O resultado negativo ainda não sugere uma reversão da tendência de recuperação, mas liga o sinal de alerta sobre o ritmo da retomada nos próximos meses", disse em nota Rodolpho Tobler, economista da FGV Ibre.

"A expectativa ainda é favorável, em especial puxada pelo setor de serviços que ainda tem espaço para recuperar o que foi perdido na pandemia, mas as turbulências do ambiente macroeconômico pesam contra a continuidade da recuperação no médio e longo prazo", completou.

Os componentes do IAEmp mostram que o indicador que mede o emprego previsto para os próximos meses dos consumidores caiu 12,7 pontos em setembro sobre o mês anterior, pesando com força sobre o resultado geral.

No trimestre encerrado em julho, a taxa de desemprego no Brasil recuou a 13,7% diante do aumento no número de pessoas ocupadas, mas mais de 14 milhões de trabalhadores ainda estão sem emprego e os informais se destacam, segundo dados do IBGE.