IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Mercado empurra para cima estimativas para inflação, juros e dólar e baixa número para PIB

Instituições financeiras promoveram uma rodada de fortes revisões em estimativas para variáveis econômicas brasileiras - Getty Images/iStockphoto/pixelalex
Instituições financeiras promoveram uma rodada de fortes revisões em estimativas para variáveis econômicas brasileiras Imagem: Getty Images/iStockphoto/pixelalex

José de Castro

Em São Paulo

25/10/2021 08h49Atualizada em 25/10/2021 16h40

Instituições financeiras promoveram uma rodada de fortes revisões em estimativas para variáveis econômicas brasileiras, vendo inflação, juros e dólar mais altos e crescimento econômico mais fraco, mostrou a pesquisa Focus do Banco Central divulgada hoje, com os departamentos econômicos agora também calculando alta de 1,25 ponto percentual da Selic nesta semana.

Com isso, os respondentes da pesquisa Focus ficam mais alinhados às expectativas para a decisão do Copom embutidas nos preços de contratos derivativos, que chegaram a projetar na semana passada elevação de 1,5 ponto percentual do juro na próxima quarta-feira.

Antes, tanto economistas quanto o mercado financeiro viam acréscimo de 1 ponto percentual da Selic, mas na semana passada esse cenário foi deixado para trás conforme a deterioração acentuada nos ativos financeiros após notícias de proposta de rompimento do teto de gastos ditou expressivo aumento nos prêmios de risco.

E de acordo com a sondagem do Banco Central divulgada hoje a previsão é de nova alta de 1,25 ponto percentual da Selic na reunião do Copom de dezembro.

Com isso, o juro básico visto para o término de 2021 subiu a 8,75%, de 8,25% do prognóstico anterior e taxa atual de 6,25%.

A mediana das previsões para a taxa Selic ao fim de 2022 pulou para 9,5% ao ano, de 8,75% na semana anterior.