IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Câmara retoma votação da PEC dos Precatórios com análise de destaques

Segundo turno da votação está marcado para acontecer mais tarde  - Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Segundo turno da votação está marcado para acontecer mais tarde Imagem: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Ricardo Brito

Reuters

09/11/2021 15h17

O plenário da Câmara dos Deputados retomou na tarde desta terça-feira a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que altera a forma de pagamento dos precatórios com a apreciação de destaques para mudar pontos específicos do texto-base, que foi aprovado na semana passada em primeiro turno.

O primeiro destaque sob análise foi apresentado pelo PT. Para qualquer destaque ser aprovado, é preciso o voto de pelo menos 308 deputados federais.

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e aliados do governo trabalham para apreciar os destaques do primeiro turno e depois votar a proposta em segundo turno ainda nesta terça-feira.

Esse esforço tem por objetivo enviar a PEC para o Senado e, caso aprovada na outra Casa Legislativa, abrir finalmente espaço fiscal no Orçamento para custear o programa assistencial que vai substituir o Bolsa Família, o Auxílio Brasil.

A votação da PEC, aprovada em primeiro turno na semana passada por uma estreita margem de votos, ocorre em meio a recursos apresentados por deputados ao Supremo Tribunal Federal (STF) para suspender a votação da proposta.