IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

China derruba embargo à carne brasileira e retoma importações

Getty Images
Imagem: Getty Images

Emily Chow e Hallie Gu*

15/12/2021 08h10Atualizada em 15/12/2021 11h22

O Ministério da Agricultura confirmou hoje que a China liberou as exportações de carne bovina brasileira. Os embarques foram suspensos em 4 de setembro após o Brasil identificar dois casos da doença "vaca louca".

"Tivemos uma negociação bastante técnica com uma série de trocas de informações e reuniões com a equipe da autoridade sanitária chinesa. Nós já tínhamos concluído o envio das últimas informações pelo nosso canal via embaixada em Pequim há cerca de um mês, então já esperávamos que houvesse uma solução", afirmou, em nota, o secretário Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, José Guilherme Leal.

O fluxo de exportações será normalizado a partir de hoje. A proibição de exportação de carne bovina brasileira causou preocupação generalizada na comunidade comercial, já que a China obtém cerca de 40% de todas as suas importações de carne bovina no Brasil.

O embargo reduziu praticamente pela metade os embarques do Brasil.

Segundo o governo federal, os casos de "vaca louca" foram registrados em Nova Canaã do Norte (MT) e Belo Horizonte (MG) e são "atípicos", o que significa que os animais desenvolveram a doença de maneira espontânea e esporádica, sem relação à ingestão de alimentos contaminados. Não foi identificada transmissão da doença entre os animais.

*Com informações do UOL