IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ação do BC pode mudar em caso de novas interpretações sobre piora fiscal, sugere Campos Neto

Ele voltou a dizer que a percepção do mercado sobre o fiscal pesou na decisão do BC de intensificar o ciclo de aperto monetário. - Adriano Machado/Reuters
Ele voltou a dizer que a percepção do mercado sobre o fiscal pesou na decisão do BC de intensificar o ciclo de aperto monetário. Imagem: Adriano Machado/Reuters

Bernardo Caram

Em Brasília

16/12/2021 13h29

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, indicou hoje que a atuação do Banco Central poderá mudar caso surjam novas informações que impliquem uma percepção de piora fiscal.

"Se tiver novas notícias que levem à interpretação de nova piora no fiscal, isso não faz parte do nosso cenário central", disse.

Em entrevista após a divulgação do Relatório Trimestral de Inflação, Campos Neto disse que a aprovação da PEC dos Precatórios é uma página virada no cenário fiscal, ponderando que não cabe à autoridade monetária avaliar se a medida foi boa ou ruim.

Ele voltou a dizer, no entanto, que a percepção do mercado sobre o fiscal pesou na decisão do BC de intensificar o ciclo de aperto monetário.

"Temos visto números fiscais melhores na margem, mas nossa leitura da reação do mercado nos leva a crer que houve percepção de desarranjo ou questionamento nas mudanças recentes", afirmou.