IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Polo industrial da China tem pior surto de covid-19 no país em 2021

Xian tem unidades da Samsung Electronics e Micron Technology, duas das maiores fabricantes de chips do mundo, que podem ter produção afetada - Getty Images/iStock
Xian tem unidades da Samsung Electronics e Micron Technology, duas das maiores fabricantes de chips do mundo, que podem ter produção afetada Imagem: Getty Images/iStock

30/12/2021 13h32

Polo industrial e tecnológico da China, a cidade de Xian relatou nesta quinta-feira (30) mais de 100 casos novos de Covid-19, atingindo o número mais elevado de infecções transmitidas localmente em qualquer cidade chinesa neste ano.

A Samsung Electronics e a Micron Technology, duas das maiores fabricantes de chips do mundo, alertam que o lockdown poderia prejudicar suas bases de fabricação destas peças na área. Xian também é um grande destino turístico, atraindo visitantes para sua coleção de guerreiros de terracota enterrados com o primeiro imperador da China mais de 2 mil anos atrás.

Xian registrou 155 casos novos em 29 de dezembro, como mostraram dados oficiais, o que coloca seu número de infecções locais em mais de 1.100 desde que o surto começou no dia 9 de dezembro, incitando as autoridades a submeterem a cidade de 13 milhões de habitantes a um lockdown.

Apesar da contagem baixa de casos na comparação com focos de muitas cidades de todo o mundo, autoridades de Xian impuseram restrições rigorosas para a circulação dentro e para fora do município a partir de 23 de dezembro, já que o governo chinês exige que todo surto seja contido rapidamente.

"Xian atingiu um estágio de tudo ou nada em sua luta contra o vírus", disse Zhang Fenghu, uma autoridade do governo municipal, em uma coletiva de imprensa na quarta-feira.

As autoridades adotaram várias rodadas de exames de âmbito municipal para rastrear transmissões. Uma sexta rodada começou nesta quinta-feira, um dia após a quinta.

Muitos moradores estão impedidos de sair de seus complexos residenciais, a menos que seja para fazer exames de Covid-19 ou cuidar de questões essenciais aprovadas pelas autoridades.

A polícia de Xian enviou agentes a cada complexo residencial para fazer com que as restrições contra Covid sejam devidamente implantadas, disse uma autoridade policial em um briefing à imprensa nesta quinta-feira.

As restrições limitam o acesso a necessidades diárias e muitas pessoas estão impossibilitadas de sair para fazer compras, o que as torna dependentes de entregas.

Mas as restrições estão provocando escassez de funcionários em empresas encarregadas de garantir a entrega de suprimentos e o governo está trabalhando para resolver o problema, disse uma autoridade do governo de Xian na quarta-feira.

Uma moradora de sobrenome He disse à Reuters que tentou encomendar mantimentos pelo aplicativo da rede de supermercados Freshippo, mas que não conseguiu muitos itens, como batatas e pepino.