IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

XP acerta compra do Banco Modal com troca de ações; units da Modal saltam 45%

Sede da XP Inc. em São Paulo - Amanda Perobelli/Reuters
Sede da XP Inc. em São Paulo Imagem: Amanda Perobelli/Reuters

Da Reuters

07/01/2022 13h22Atualizada em 07/01/2022 13h25

A XP disse nesta sexta-feira que assinou acordo para comprar até 100% do Banco Modal, que tem o Credit Suisse como acionista, em negócio que avalia o banco em 528,5 milhões de dólares via troca de ações.

A operação oferece um prêmio de 35% sobre a média de preço dos últimos 30 dias dos papéis do Banco Modal.

A companhia combinada teria 3,8 milhões de clientes e uma receita líquida de 11,8 bilhões de reais, disse a XP nesta sexta-feira em fato relevante, acrescentando que há sobreposição imaterial entre os clientes das duas empresas.

O Modal vai se manter como uma companhia independente e, após a conclusão do negócio, seus acionistas vão deter 3,49% da XP, disse o banco em fato relevante.

Por volta de 12h30, os units do Modal disparavam 45%, enquanto as ações da XP em Nova York subiam cerca de 3,7%.

A transação ocorre após a queda das ações da XP e do Modal em 2021, em meio à competição mais acirrada com fintechs e também com bancos de presença física.

Os units do Modal, que saíram a 20 reais na oferta inicial de ações em abril passado, fecharam a 8,35 reais na quinta-feira. A ação da XP cedeu cerca de 29% nos últimos dos 12 meses e encerrou a última sessão em 27,09 dólares.

O presidente-executivo da XP, Thiago Maffra, disse, em teleconferência com analistas e investidores, esperar grandes sinergias de custos e receitas com o negócio.

Em nota, analistas da Guide escreveram que a transação é positiva para a XP porque eleva a participação de mercado da companhia no setor. O Modal tinha 30,4 bilhões de reais sob custódia em setembro, contra 789 bilhões de reais da XP.

O Modal vai trazer para a XP cerca de 500 mil clientes ativos de corretora e uma maior expertise em "banking", área que a XP pretende se expandir.

"O setor financeiro no Brasil é um dos mais concentrados do mundo. Sem dúvida, nossa união com o Modal nos permitirá ganhar ainda mais competitividade na disputa contra os bancos tradicionais", disse Maffra.

Se os acionistas minoritários do Modal não aprovarem o negócio, a XP disse que vai comprar a fatia de 55,7% detida pelos controladores e fazer uma oferta aos minoritários.

O Credit Suisse, que tem uma fatia de 15,8% no Modal, disse que o negócio oferece oportunidade de servir a mais clientes.