IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Mineração Usimimas para atividades por chuvas intensas em Minas Gerais

17.abr.2018 - Imagem de arquivo de trabalhador da Usiminas; companhia informou que foi acionado nível 1 do PAEBM para sua Barragem Central - Alexandre Mota/Reuters
17.abr.2018 - Imagem de arquivo de trabalhador da Usiminas; companhia informou que foi acionado nível 1 do PAEBM para sua Barragem Central Imagem: Alexandre Mota/Reuters

Roberto Samora

Em São Paulo

10/01/2022 08h44

A Musa (Mineração Usiminas), controlada da companhia siderúrgica, teve suas operações temporariamente paralisadas em função de chuvas intensas na região de Itatiaiuçu (MG), de acordo com fato relevante hoje.

"Esclarecemos que, por ora, a paralisação da Musa não deverá afetar o fornecimento de matéria-prima para a Usiminas, e que serão utilizados estoques da própria Musa para o fornecimento", disse a companhia.

Adicionalmente, a companhia informou que em razão das fortes chuvas na região, foi acionado no sábado o nível 1 do PAEBM (Plano de Ação de Emergência de Barragens da Mineração) para sua Barragem Central, desativada desde 2014.

O Nível 1 significa um estado inicial de alerta e não representa comprometimento dos fatores de segurança da barragem, não requer a retirada de moradores das áreas de risco e nem o toque de sirenes.

Segundo a empresa, "as atividades da Musa deverão ser retomadas quando as condições climáticas melhorarem e permitirem acesso seguro às minas e o funcionamento adequado de equipamentos, bem como após uma revisão das condições das instalações em geral".