IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Assembleia de credores da Samarco ocorrerá em fevereiro, decide desembargador

24/01/2022 20h04

RIO DE JANEIRO (Reuters) - Desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais acatou pedido de credores da Samarco e determinou que a Assembleia Geral de Credores, para votar o plano de recuperação judicial da mineradora, será em 10 de fevereiro, podendo ocorrer ainda em 17 de fevereiro, segundo decisão vista pela Reuters.

Em uma decisão anterior, a Justiça havia previsto que a assembleia poderia ocorrer até 7 de abril, o que foi alterado pela nova decisão, datada de 19 de janeiro.

A Samarco, uma joint venture da brasileira Vale com o grupo anglo-australiano BHP,, entrou em processo de recuperação judicial em abril do ano passado para evitar que ações iniciadas por credores afetassem a capacidade da empresa de manter suas atividades.

A companhia retomou suas operações em dezembro de 2020, após longo período de paralisação devido ao rompimento mortal de uma de suas barragens de rejeitos de mineração em novembro de 2015.

O colapso da estrutura liberou uma onda gigante de lama, que deixou 19 mortos e centenas de desabrigados, ao atingir florestas, comunidades e poluir o importante rio Doce em toda a sua extensão, até o mar do Espírito Santo.

(Por Marta Nogueira; reportagem adicional de Carolina Mandl, em São Paulo)