IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Reino Unido coloca endereço do BC russo em lista de sanções por engano

Reino Unido anunciou sanções contra cinco bancos privados da Rússia e três empresários de grande patrimônio aliados de Putin - Maxim Shemetov/Reuters
Reino Unido anunciou sanções contra cinco bancos privados da Rússia e três empresários de grande patrimônio aliados de Putin Imagem: Maxim Shemetov/Reuters

22/02/2022 14h32

O Reino Unido atribuiu nesta terça-feira, por engano, o endereço do banco central da Rússia a um banco privado com ligações estreitas com o presidente russo, Vladimir Putin, que foi alvo de sanções anunciadas pelo primeiro-ministro britânico, Boris Johnson.

Johnson impôs sanções a cinco bancos privados, incluindo o Bank Rossiya, que o governo disse ser "propriedade privada de bilionários de elite russos com ligações diretas a Putin", mas poupou os maiores bancos estatais da Rússia por ora.

O governo listou, erroneamente, o endereço do Banco Rossiya como "Rua Neglinnaya, 12, Moscou, 107016, Rússia", que na verdade é o endereço do banco central da Rússia, conhecido no idioma local como "Banco Rossiya".

O banco privado Bank Rossiya está sediado na cidade de São Petersburgo, no norte da Rússia. A rua Neglinnaya, em Moscou, têm abrigado escritórios dos bancos centrais russo ou soviético há pelo menos um século.

Não há nenhuma indicação de que o banco central russo foi sancionado pelo Reino Unido.

O Ministério das Relações Exteriores britânico não respondeu a um pedido de comentário sobre a confusão.