IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Acionistas aprovam privatização da Eletrobras

Logo da Eletrobras em instalações da companhia no Rio de Janeiro - Pilar Olivares/Reuters
Logo da Eletrobras em instalações da companhia no Rio de Janeiro Imagem: Pilar Olivares/Reuters

Letícia Fucuchima

Da Reuters

23/02/2022 07h55Atualizada em 23/02/2022 09h43

Os acionistas da Eletrobras aprovaram na noite de terça-feira (22) a privatização da companhia, prevista para acontecer no primeiro semestre deste ano.

Segundo comunicado da estatal, em assembleia, os acionistas aprovaram, por maioria, uma série de medidas relativas ao processo, como os valores bilionários a serem pagos pela renovação de concessões de geração da empresa em outorga à União e à Conta de Desenvolvimento Energético (CDE).

Os acionistas também autorizaram a delegação, ao conselho de administração da Eletrobras, dos poderes de negociar, definir e aprovar todos os termos e condições da oferta de capitalização.

O aval dos acionistas ao processo é um dos últimos passos para que a companhia possa ser privatizada. Resta ainda uma última análise do TCU (Tribunal de Contas da União) sobre o processo.

Na semana passada, a corte de contas aprovou em plenário o valor de outorga que será cobrado da Eletrobras para renovar as concessões de um grupo de hidrelétricas sob um novo regime.

Como a companhia pretende usar como base para a operação os resultados do quarto trimestre de 2021, a data "limite" para a oferta de capitalização seria 14 de maio.