IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Japão revogará status comercial de 'nação mais favorecida' da Rússia, diz premiê

29.set.2021 - O novo primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, posa para uma fotografia  - Du Xiaoyi - Pool / Getty Images
29.set.2021 - O novo primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, posa para uma fotografia Imagem: Du Xiaoyi - Pool / Getty Images

Kantaro Komiya e Leika Kihara

Da Reuters*

16/03/2022 09h32Atualizada em 16/03/2022 10h31

O Japão revogará o status comercial de "nação mais favorecida" da Rússia como parte de novas sanções contra Moscou após a invasão da Ucrânia, disse o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, nesta quarta-feira.

Tóquio também intensificará as sanções ao expandir o escopo do congelamento de ativos das elites russas e proibindo a importação de certos produtos do país, disse Kishida.

As medidas estão em linha com um anúncio feito na sexta-feira pelos Estados Unidos e seus aliados de que aumentarão a pressão econômica sobre a Rússia, num quarto conjunto de sanções contra o país desde a invasão da Ucrânia, em 24 de fevereiro.

O Japão também coordenará com outras nações do Grupo dos Sete para impedir que a Rússia obtenha empréstimos do Fundo Monetário Internacional e de outros credores globais, disse Kishida.

(*Reportagem adicional de Kiyoshi Takenaka, Kentaro Sugiyama, Yoshifumi Takemoto e David Dolan)