IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ações da Rússia saltam em retomada das negociações após suspensão de um mês

Casa de câmbio em Lviv, na Ucrânia, mostra desvalorização do rublo, que caiu mais de 30% frente ao dólar - Chen Wenxian/Xinhua
Casa de câmbio em Lviv, na Ucrânia, mostra desvalorização do rublo, que caiu mais de 30% frente ao dólar Imagem: Chen Wenxian/Xinhua

24/03/2022 09h34Atualizada em 24/03/2022 10h31

As ações da Rússia saltavam nesta quinta-feira, primeiro dia de negociações em quase um mês depois de suas tropas terem invadido a Ucrânia, com ganhos em papéis de commodities compensando a queda nos setores bancário e aéreo.

O governo disse em 1 de março que vai canalizar até 1 trilhão de rublos (10,5 bilhões de dólares) de seu Fundo de Riqueza Nacional para comprar ações russas afetadas pela forte liquidação do mês passado.

Ainda não está claro se esse dinheiro já está sendo usado, no entanto, e o Ministério das Finanças não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

Os mercados estão gradualmente reabrindo depois de o presidente Vladimir Putin ter enviado suas forças à Ucrânia quatro semanas atrás, levando a sanções do Ocidente e contramedidas de Moscou.

Restrições a negociações com estrangeiros e proibição de cobertura de vendidos em ações russas permaneceram em vigor quando a bolsa de Moscou retomou parcialmente a atividade nesta quinta-feira.

O índice referencial MOEX disparou mais de 11% no início das negociações antes de devolver parte dos ganhos e passar a ser negociado com alta de 4,4%. As negociações no índice denominado em dólar RTS permaneciam suspensas.

Empresas de energia registraram ganhos fortes, com a produtora de gás Novatek, as petroleiras Rosneft e Lukoil e a gigante de gás Gazprom em alta de 10% a 20%.

Por sua vez, o rublo russo ampliava a recuperação, ganhando 2% e rondando 96 contra o dólar no pregão de Moscou.

A moeda havia atingido na quarta-feira a máxima em três semanas de 94,975 por dólar depois de Putin afirmar que a Rússia começará a vender seu gás a países "hostis" em rublos.