IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Vamos ampliar a redução do IPI para 33%, diz Guedes

Ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o governo vai reduzir o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em 33% - Edu Andrade/Ministério da Economia
Ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o governo vai reduzir o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em 33% Imagem: Edu Andrade/Ministério da Economia

Bernardo Caram

24/03/2022 10h57Atualizada em 24/03/2022 11h14

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta quinta-feira que o governo vai reduzir o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em 33%, ampliando o corte inicial de até 25% anunciado em fevereiro.

A informação sobre o valor da nova redução foi antecipada pela Reuters na terça-feira.

Em seminário promovido pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), Guedes também disse que o câmbio no Brasil está —finalmente começando a ir para o lugar—, A moeda americana opera perto de 4,80 reais nesta quinta-feira.

O ministro ressaltou que o país está temporariamente combatendo a inflação, experimentando o —gosto amargo— do aperto monetário promovido pelo Banco Central. Ele disse esperar que esse choque de juros seja breve e não atinja setores sensíveis a financiamentos mais longos, como o imobiliário.

Na apresentação, Guedes afirmou que não sabe até onde vai a guerra na Ucrânia, mas disse que o governo está seguro de que está preparado e saberá enfrentar seus efeitos.

Para ele, a previsão de que o Brasil crescerá entre 0,5% e 1,5% em 2022, mesmo combatendo inflação com juros —bastante altos—, mostra que o país tem um crescimento sustentado que poderia ser de 2,5% ou 3%.