IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Japão anuncia pacote de ajuda de US$ 103 bi para combater aumento dos preços

Primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, durante entrevista coletiva em Tóquio - Stanislav Kogiku/Pool/Getty Images
Primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, durante entrevista coletiva em Tóquio Imagem: Stanislav Kogiku/Pool/Getty Images

Leika Kihara e Tetsushi Kajimoto

26/04/2022 09h21Atualizada em 26/04/2022 09h55

O Japão preparou um pacote de ajuda emergencial no valor de 103 bilhões de dólares para amortecer o golpe econômico do aumento dos custos das matérias-primas, e planeja novas medidas ainda este ano para promover reformas de longo prazo, disse o primeiro-ministro, Fumio Kishida, nesta terça-feira.

O pacote de alívio de 13,2 trilhões de ienes (103 bilhões de dólares), a ser financiado principalmente por reservas separadas do orçamento do atual ano fiscal, consistirá em medidas para lidar com o impacto imediato do aumento dos preços, como subsídios a atacadistas de gasolina e pagamentos em dinheiro para famílias de baixa renda com crianças.

Do total, os gastos diretos do governo serão de 6,2 trilhões de ienes. O restante consiste em medidas de gastos não diretos, como empréstimos ao setor privado.

O governo compilará um orçamento extra e o aprovará na atual sessão do Parlamento para reabastecer as reservas e garantir fundos para lidar com qualquer ressurgimento de infecções por Covid-19 ou aumentos prolongados nos custos dos combustíveis, disse Kishida.