IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Órgão regulador dos EUA acusa Vale de declarações enganosas sobre barragens

Logotipo da sede da Vale Mineradora no Rio de Janeiro - REUTERS/Ricardo Moraes
Logotipo da sede da Vale Mineradora no Rio de Janeiro Imagem: REUTERS/Ricardo Moraes

Chris Prentice

Reuters, Washington

28/04/2022 11h21

A comissão reguladora de mercados dos Estados Unidos (SEC) disse hoje que a mineradora brasileira Vale violou as leis de valores mobiliários ao fazer divulgações falsas e enganosas sobre a segurança de suas barragens antes de um desastre de 2019 que matou 270 pessoas em Brumadinho (MG).

A partir de 2016, a Vale manipulou auditorias de segurança de barragens, obteve certificados de estabilidade fraudulentos e enganou governos locais, comunidades e investidores com suas divulgações ambientais, sociais e de governança (ESG), disse a SEC.

Procurada, a Vale não comentou o assunto imediatamente.

Em janeiro de 2019, a barragem da empresa na cidade mineira estourou, liberando um onda gigantesca de resíduos de mineração que esmagou um refeitório da própria companhia e destruiu partes de comunidades.

A Vale, uma das maiores produtoras de minério de ferro do mundo, supostamente sabia há anos que sua barragem de Brumadinho não atendia aos padrões internacionalmente reconhecidos de segurança de barragens, disse a SEC.

A queixa da SEC, apresentada no tribunal federal de Nova York, acusou a Vale de violar disposições antifraude e relatórios das leis de valores mobiliários dos EUA.

As ações da Vale passaram a cair com a notícia das acusações da SEC.