IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Vale diz discordar de alegação da SEC sobre Brumadinho e vai contestar

Rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho, MG  - Divulgação/ Corpo de Bombeiro MG
Rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho, MG Imagem: Divulgação/ Corpo de Bombeiro MG

Roberto Samora e Marcelo Rochabrun

Da Reuters, em São Paulo

28/04/2022 12h53

A mineradora Vale discorda de alegações do regulador de mercado norte-americano SEC, que acusou nesta quinta-feira a empresa brasileira de, por meio de divulgações, enganar investidores sobre a segurança de barragens antes do desastre de 2019 em Brumadinho (MG).

A companhia também vai contestar as acusações, disse o diretor de finanças e relações com investidores da Vale, Gustavo Pimenta.

Durante teleconferência para comentar os resultados do primeiro trimestre, ele comentou que a empresa havia acabado de tomar conhecimento das alegações.

"Certamente, discordamos.... certamente vamos contestar a alegação, isso vai levar seu próprio tempo e manteremos o mercado atualizado", afirmou ele.

Em nota após a teleconferência, a companhia disse que a SEC iniciou uma ação judicial contra a empresa em corte de Nova York, alegando que certas divulgações da Vale violaram as leis de valores mobiliários dos Estados Unidos.

"O processo foca em divulgações relacionadas à gestão de segurança de barragens da Vale anteriormente ao trágico rompimento da barragem em Brumadinho...", disse.

"A Vale nega as alegações da SEC, incluindo a alegação de que suas divulgações violaram a lei dos Estados Unidos, e defenderá vigorosamente este caso."

A companhia reiterou os compromissos de reparações que assumiu logo após o rompimento da barragem.