IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Latam recebe apoio de credores não segurados a plano para saída da falência nos EUA

A Latam Airlines recebeu o apoio da maioria de seus credores não segurados para seu plano de saída do Capítulo 11 da Lei de Falência dos Estados Unidos - Divulgação
A Latam Airlines recebeu o apoio da maioria de seus credores não segurados para seu plano de saída do Capítulo 11 da Lei de Falência dos Estados Unidos Imagem: Divulgação

Kylie Madry

07/05/2022 12h36Atualizada em 07/05/2022 14h10

A Latam Airlines recebeu o apoio da maioria de seus credores não segurados para seu plano de saída do Capítulo 11 da Lei de Falência dos Estados Unidos, informou a companhia aérea na sexta-feira.

A Latam, que entrou em falência nos EUA em 2020 após ter sido atingida pela crise do coronavírus, disse que cerca de 65% de seus credores de baixo escalão haviam apoiado o plano, que disse ser "justo e considerar todas as partes interessadas".

Um comitê representando credores apresentou uma objeção na Justiça ao plano de reestruturação na segunda-feira, chamando-o de "fundamentalmente defeituoso" e alegando que beneficiaria indevidamente acionistas como a Delta Airlines às suas custas.

A Latam Airlines, criada em 2012 após a fusão da chilena LAN com a brasileira TAM, e com unidades operacionais no Chile, Brasil, Colômbia e Peru, ainda precisa conseguir o apoio das partes interessadas dissidentes.

O plano, no qual a Latam espera levantar 5,4 bilhões de dólares, também recebeu objeções de um banco chileno representando detentores de títulos locais e do órgão de fiscalização de falências do Departamento de Justiça dos EUA.

Os advogados da companhia aérea solicitarão a um juiz de Nova York que aprove sua proposta no tribunal no dia 17 de maio.

"A Latam continua com o objetivo de completar o processo e sair do Capítulo 11 na segunda metade de 2022", disse a companhia aérea em comunicado.