IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Guerra causou perda de quase 5 milhões de empregos na Ucrânia, diz OIT

Matthias Williams

Reuters, Londres

11/05/2022 09h23

Cerca de 4,8 milhões de empregos foram perdidos na Ucrânia desde o início da invasão russa ao país em fevereiro, quando o conflito fechou empresas, estrangulou as exportações e levou milhões de pessoas a fugir, informou na quarta-feira a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

As perdas de empregos, que representam cerca de 30% da força de trabalho da Ucrânia antes da invasão, poderiam subir para 7 milhões se as hostilidades continuarem, disse a OIT em um estudo, acrescentando que 3,4 milhões de empregos poderiam retornar rapidamente no caso de um cessar-fogo.

A guerra também poderia aumentar o desemprego nos países vizinhos que recebem milhões de refugiados e atingir as economias da Ásia Central, já que os trabalhadores imigrantes na Rússia perdem seus empregos e voltam para casa.

As forças russas esmagaram as cidades ucranianas em uma guerra que já matou milhares, forçando mais de 5 milhões de pessoas —principalmente mulheres, crianças e idosos— a fugir e poderia fazer com que a economia da Ucrânia se contraísse em pelo menos um terço em 2022.

"As perturbações econômicas, combinadas com o deslocamento interno pesado e os fluxos de refugiados, estão causando perdas em larga escala em termos de emprego e renda", disse o estudo.

"A agressão russa na Ucrânia resultou em uma crise humanitária devastadora, desencadeando o mais rápido movimento populacional forçado desde a Segunda Guerra Mundial", disse o estudo.

Países vizinhos, como Polônia e Romênia, absorveram a maior parte dos refugiados, e estima-se que 1,2 milhão deles trabalhavam antes da invasão.

Um conflito prolongado colocará uma pressão sustentada nos mercados de trabalho e sistemas de bem-estar nesses países, provavelmente aumentando o desemprego, disse o estudo da OIT.

"Como um exercício hipotético, adicionar esses refugiados ao número de desempregados aumentaria a taxa de desemprego na Polônia de 3% para 5,3%", disse o estudo.

A guerra também poderia ter um efeito colateral nos países da Ásia Central que dependem fortemente das remessas enviadas pelos imigrantes que trabalham na Rússia.

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Uma desaceleração econômica na Rússia, espremida pelas sanções ocidentais e pelos custos da guerra, poderia levar os trabalhadores imigrantes a perderem seus empregos e voltarem para casa, segundo o levantamento.

Globalmente, a guerra na Ucrânia está exacerbando o aumento dos preços de alimentos e energia, ameaçando o emprego e o crescimento dos salários reais, particularmente em países de baixa e média renda que ainda estão se recuperando da pandemia do coronavírus, acrescentou a pesquisa da OIT.