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Aeroporto nos EUA oferece aparelhos de ginástica para quem está esperando

Enquanto aguardam embarque, passageiros se exercitam no Aeroporto Internacional da Filadélfia (EUA) - Jessica Kourkounis / The New York Times
Enquanto aguardam embarque, passageiros se exercitam no Aeroporto Internacional da Filadélfia (EUA) Imagem: Jessica Kourkounis / The New York Times

Jon Hurdle

Na Filadélfia (EUA)

12/08/2014 06h00

Dana Donofree tinha meia hora de espera pelo seu voo para Atlanta e decidiu usar seu tempo malhando --em um terminal do Aeroporto Internacional da Filadélfia. 

Usando uma bicicleta ergométrica no Terminal D em uma manhã recente, Donofree ficou pedalando em um ritmo tranquilo, usando jeans e checando seu celular enquanto os aviões taxiavam no lado de fora.

Sem ficar suada, sem precisar trocar de roupa ou pagar alguma taxa extra pela academia do aeroporto, ela pôde se exercitar enquanto permanecia próxima de seu portão de embarque, graças a um conjunto de aparelhos de ginástica recém-instalados.

No final de junho, o aeroporto se transformou no primeiro nos Estados Unidos a fornecer três tipos de bicicletas ergométricas de baixo impacto para os passageiros usarem no terminal, gratuitamente, enquanto aguardam por seus voos.

É uma opção muito diferente das atividades sedentárias normalmente associadas à espera por um voo --assistir televisão, ler uma revista ou mesmo permanecer em uma esteira rolante.

"Isso traz a academia ao terminal de uma forma de baixo impacto e fácil acesso, que encoraja todos a se exercitarem um pouco durante seus dias agitados de viagens a negócios", disse Kevin M. Burke, presidente-executivo da divisão para América do Norte do Conselho Internacional de Aeroportos, um grupo setorial de operadoras de aeroportos.

Opção mais comum é aeroporto com convênio com academias

O equipamento representa um novo desdobramento na crescente disponibilidade de instalações de fitness nos aeroportos americanos, como trajetos para caminhadas e salas de ioga, disse Burke em uma declaração.

Mas na maioria dessas instalações, os viajantes que desejam se exercitar precisam visitar academias ou hotéis próximos, segundo o site airportgyms.com, que lista 188 academias de aeroportos por todos os Estados Unidos.

O Aeroporto Internacional Kennedy, em Nova York, por exemplo, tem três academias "próximas do aeroporto", enquanto o Aeroporto La Guardia, também em Nova York, tem quatro, segundo o site. Na Califórnia, o Aeroporto Internacional de Los Angeles tem uma academia no Radisson Hotel, dentro do aeroporto, enquanto outra está listada próxima do aeroporto.

Na Ásia, o Aeroporto Changi de Cingapura tem uma academia 24 horas na sala de espera e outro em um hotel de trânsito, segundo o site do aeroporto. E na Europa, um hotel no aeroporto de Munique oferece piscina, sauna e uma academia de ginástica.

O equipamento na Filadélfia inclui 30 bicicletas ergométricas com apenas assentos e pedais, mas carente de dispositivos para medição do batimento cardíaco ou para alterar o grau de esforço do usuário presentes em bicicletas mais sofisticadas.

Bicicletas ergométricas no lugar de cadeiras de balanço

A maioria das bicicletas ergométricas, chamadas sitNcycles, tem aproximadamente o tamanho de bancos de cozinha e substituíram as cadeiras de balanço de madeira brancas que ficavam posicionadas próximas das lojas e restaurantes no Terminal C. As cadeiras de balanço podiam tentar os viajantes a prolongarem seu tempo sentados enquanto esperavam pelo embarque.

Em vez disso, os passageiros agora podem realizar um exercício leve e talvez até mesmo se desligarem de tecnologia por alguns minutos.

"Isso mantém você ativa, em vez de sentada olhando para seu telefone no portão", disse Donofree, 32, que estava a caminho de Atlanta para vender uma nova linha de lingerie para sobreviventes de câncer de mama.

Mas as bicicletas ergométricas não forneceram exercício suficiente para Donofree, que frequenta regularmente uma academia na Filadélfia. Assim, ela passou para um aparelho elíptico que também está disponível em uma academia itinerante, que se desloca entre os terminais do aeroporto a cada duas semanas.

"Eu não fui à academia esta manhã porque tinha que vir ao aeroporto, de forma que não me sinto tão culpada por não ter ido, já que agora estou aqui me exercitando", disse Donofree. "Queimar umas poucas calorias adicionais não faz mal a ninguém."

Ela argumentou que mesmo o elíptico, que tem sensores de batimento cardíaco e display de LCD no guidão, é mais fácil de usar para os viajantes regulares trajando roupas de negócios.

"Se fosse uma esteira, seria um pouco mais intimidante. Mas como é uma bicicleta ou elíptico, é possível dar uma volta sem ficar suada", ela disse. "E se ficar, sem problema, vou tomar um avião."

Aeroporto deve decidir se mantém equipamentos após o verão

Após o verão, o aeroporto decidirá se os equipamentos de ginástica se tornarão permanentes, dependendo de como forem recebidos pelos passageiros, disse Mark Gale, o presidente-executivo do aeroporto.

"Os indícios são de que gostariam que estivessem presentes o ano todo", disse Gale em uma entrevista.

Até o momento, o equipamento foi fornecido gratuitamente pela Smooth Fitness and Health, uma revendedora de equipamento de exercício de King of Prussia, Pensilvânia, disse Gale.

Rich Hebert, presidente-executivo da Smooth Fitness, disse que procurou os diretores do aeroporto sobre o uso do espaço como área de teste por causa de sua proximidade da sede da empresa. Mas ele espera levar a ideia para todo o país se for aceita pelos viajantes.

'Oportunidade de esticar as pernas'

Para Merhawy Worede, um passageiro com destino a Málaga, Espanha, as bicicletas ergométricas oferecem uma oportunidade bem-vinda para esticar as pernas antes de tomar três voos, incluindo um trecho sem escala entre Nova York e Roma.

"Para mim, sendo alto, minhas pernas ficam apertadas e preciso de mobilidade, algo que você não tem oportunidade em um voo de 8 horas e meia sobre o oceano", disse Worede, um contador de 32 anos da Filadélfia, enquanto se exercitava em um elíptico. "Se puder me soltar agora, talvez isso ajude a tornar a viagem um pouco mais confortável."

Steve Ellis, um bancário de Pleasanton, Kansas, a 112 quilômetros de Kansas City, disse que apreciou a oportunidade de um exercício leve após almoçar na praça de alimentação a poucos metros de distância.

"Eu pensei, 'por que não venho aqui e me exercito, para queimar um pouco do que acabei de comer?'", disse Ellis, 65, que estava voltando para Kansas após três dias de passeio na Filadélfia.

Mas nem todo mundo estava convencido. Ronda Anderson, que estava viajando de Newark, Nova Jersey, para Los Angeles, acompanhada de seu filho Jakobe, 12, disse que não planejava experimentar as bicicletas ergométricas, apesar de que Jakobe pedalava alegremente enquanto aguardava pelo voo.

"Eu não quero ficar suada", ela disse.