IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Depois dos sonháticos, Marina aciona pragmáticos para levantar partido

24/01/2013 19h41

Um dia depois de debater, na terça-feira, com 400 pessoas do Movimento por uma Nova Política, grupo que criou após sua saída do PV, em 2011, e cujos integrantes se autodenominam sonháticos, a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva acionou cerca de 70 colaboradores com perfil de carreira mais pragmático para uma reunião de trabalho preparatória ao encontro que oficialmente decidirá pela fundação do partido, em 16 de fevereiro, em Brasília.

Na reunião, ocorrida na Vila Madalena, em São Paulo, Marina juntou seus colaboradores mais ativos nos movimentos sociais e na política institucional, como parlamentares e ex-parlamentares. Havia representantes de 15 Estados. Para a criação de uma legenda, é necessária a organização de diretórios em pelo menos nove das 27 unidades da Federação.

Entre os presentes estavam o vereador de São Paulo, Ricardo Young (PPS), e dois deputados federais: o tucano Walter Feldman, de São Paulo, e o petista Domingos Dutra, do Maranhão. Outros deputados ligados à Marina justificaram a ausência. Do encontro, foram tiradas comissões para a organização da plenária de fevereiro. De acordo com o assessor político da ex-ministra, Pedro Ivo Barbosa, o entendimento é o de que na reunião de terça-feira, com os sonháticos, os discursos foram muito consensuais a favor da fundação do partido.

(Cristian Klein | Valor)