IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Redução de tarifas de energia é 'para sempre', diz o ministro Lobão

24/01/2013 13h56

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse nesta quinta-feira que a queda de 18% a 32% nas tarifas de energia, anunciada pela presidente Dilma Rousseff na quarta-feira, é um fato histórico. Ele agradeceu o apoio de entidades industriais, como a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), e do Congresso Nacional e disse que a redução é definitiva. "Essa queda não seria possível se não tivéssemos um setor elétrico robusto. E essa redução é para sempre, é uma redução estrutural, não conjuntural."

Lobão explicou ainda que nenhum programa social do setor elétrico será interrompido para garantir os cortes nas tarifas de energia que entrarão em vigor neste ano. Entre os programas aos quais o ministro se refere está o desconto para baixa renda, o programa Luz para Todos e o incentivo ao Proinfa, e o incentivo a fontes renováveis, que terão o custeio coberto pelo Tesouro Nacional. "O Brasil tem uma justa razão para comemorar", disse Lobão.

O ministro disse ainda que a previsão de redução na tarifa de 11% feita pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, divulgada na ata do colegiado nesta quinta-feira, serve apenas para efeito de cálculo de inflação. "A redução média é de 20% e será definitiva", reiterou.

Lobão esclareceu ainda que a redução de 18% para os consumidores residenciais é o percentual mínimo de queda. "Quando falamos 32% é até 32%. Já os 18% não é valor médio, é valor mínimo", afirmou.

Segundo o ministro de Minas e Energia, uma decisão sobre o reajuste do preço da gasolina será tomada pelo conselho de administração da Petrobras. Ele não fez, contudo, nenhuma previsão sobre data para o aumento. A ata da última reunião do Copom previu reajuste "em torno" de 5%.