IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

DEM diz que aumento de combustível "anula" redução da taxa de energia

30/01/2013 20h16

O DEM divulgou nota nesta quarta-feira em que diz que o aumento do preço do combustível "anulou" o anúncio da redução do preço da conta de luz. "Uma ação acabou por anular a outra", diz o texto assinado pelo presidente nacional da sigla, senador José Agripino Maia (RN).

O senador pede na carta que a presidente Dilma Rousseff se manifeste sobre o reajuste dos combustíveis, assim como fez durante o anúncio do valor mais baixo da tarifa elétrica. "Para que as medidas claramente contraditórias se tornem compreensíveis", diz o parlamentar.

O partido de oposição aponta que o governo deu "grande ênfase" ao tema da energia e uma semana depois, "quase em silêncio", determinou o aumento dos combustíveis "para socorrer a Petrobrás, por anos mal administrada". "A decisão ainda foi tomada após seguidas medidas de indução à compra de automóveis, principalmente por brasileiros de menor renda", afirma Agripino no texto.

O DEM diz ainda que a redução das tarifas de energia elétrica é bem-vinda, mas questiona a sustentabilidade da medida e o impacto em novos investimentos.

(Daniela Martins | Valor)