IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Vendas de carros importados recuam 31% em fevereiro

18/03/2013 15h22

As vendas de carros importados - das marcas sem fábrica no país - tiveram queda de 31,1% em fevereiro, comparativamente a igual período do ano passado, conforme balanço divulgado pela Abeiva, entidade que representa desde grifes de alta sofisticação como BMW, Audi e Porsche a marcas mais populares a exemplo das chinesas JAC Motors e Chery.

No total, 7,2 mil veículos foram emplacados no mês passado, um volume 16,7% abaixo do total de janeiro. O resultado mostra que as vendas dos importados caíram bem mais do que o mercado como um todo, cujo recuo na comparação anual foi de 5,6% em fevereiro.

O período mais curto de vendas - prejudicado também pelo Carnaval - afetou o desempenho de todos os setores automotivos no mês passado. Mas, no caso dos importadores, a trajetória de queda ocorre desde o ano passado, em virtude da diferenciação de 30 pontos percentuais do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os carros vindos do exterior - com exceção dos veículos do Mercosul e do México.

A maioria das marcas já se habilitou ao novo regime automotivo, o que lhes permite importar um volume limitado de carros sem o IPI extra. Mas isso ainda não se refletiu em melhora dos resultados neste ano, embora a Abeiva projete para 2013 um crescimento de cerca de 16% - estimativa sujeita a alteração.

No primeiro bimestre, as vendas das marcas importadas somaram 15,8 mil carros, ou apenas 3% do mercado nacional de automóveis e utilitários leves. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o setor registrou queda de 27,5% nos dois primeiros meses de 2013, na contramão do crescimento de 6,3% do mercado total.