IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Conselho de Ética da Câmara instaura processo contra deputado Leréia

17/04/2013 17h43

O Conselho de Ética da Câmara instaurou nesta quarta-feira processo contra o deputado Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO) por quebra de decoro parlamentar por sua ligação com o empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira.

Os deputados Julio Delgado (PSB-MG), Missionário José Olímpio (PP-SP) e Ronaldo Benedet (PMDB-SC) foram sorteados para relatar o caso e apenas um será escolhido pelo presidente do colegiado, deputado Ricardo Izar (PSD-SP). O nome deve ser anunciado na semana que vem.

A análise do caso Leréia será mais rápida porque a Comissão de Sindicância da Câmara já aprovou parecer pedindo a cassação do mandato do tucano. O colegiado avaliou haver indícios que demandam o aprofundamento das investigações contra Leréia, como a relação pessoal que o parlamentar tem com Cachoeira e a posse de um avião. O deputado tucano assumiu publicamente a ligação com Cachoeira, acusado de comandar uma rede ilegal de jogos, mas nega irregularidades.

O Conselho de Ética também abriu procedimentos preliminares de investigação contra os deputados Devanir Ribeiro (PT-SP) e Eudes Xavier (PT-CE). Devanir é acusado pelo DEM de ter agredido verbal e fisicamente o deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) em um protesto da oposição durante a comemoração do aniversário do PT.