IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Produção de petróleo da OGX cai 78,31% em abril

07/05/2013 10h18

A petroleira OGX, do empresário Eike Batista, anunciou hoje que a produção de óleo e gás natural em abril atingiu a média de 13,9 mil barris de óleo equivalente por dia (boed). Do total, 1,8 mil boed corresponde à produção offshore de petróleo - o que representa queda de 78,31% sobre os 8,3 mil boed produzidos em março. Os 12,1 mil boed restantes correspondem à produção média terrestre de gás na Bacia do Parnaíba - aumento de 77,94% na comparação com os 6,8 mil boed extraídos em março.

A produção total offshore no mês foi de 54,183 mil barris de óleo equivalente e a produção total terrestre foi de 123,4 milhões de metros cúbicos de gás natural.

Os poços OGX-68HP e TBAZ-1HP não produziram em abril devido a problemas operacionais em março que ocasionaram a interrupção da produção. O reparo do primeiro poço deve ser concluído em meados de maio e a manutenção do segundo será realizada em seguida.

Um terceiro poço, o OGX-26HP, não produziu por 14 dias devido a "paradas periódicas preventivas para evitar danos à bomba centrífuga submersa (BCS)", que apresentou superaquecimento devido ao aumento da razão de gás óleo no poço.

"A equipe técnica da OGX está analisando o comportamento do reservatório para definir os próximos passos do desenvolvimento do campo de Tubarão Azul", afirma a empresa no comunicado.

Considerando os dias efetivos de produção ao longo de abril, a produtividade média offshore por poço ficou em 3,4 mil barris de óleo equivalente por dia, ante 3,9 mil barris em março e 9,1 mil barris no mesmo mês do ano passado.

A produção média total no campo de Gavião Real foi de 4,1 milhões de metros cúbicos por dia (1,9 milhão m³ líquidos para a OGX), contando com três turbinas da Usina Termelétrica Parnaíba I operando ao longo do mês inteiro e uma quarta turbina, que foi sincronizada ao Sistema Interligado Nacional em 5 de abril.