IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Mantega diz que tem 'bala na agulha' para segurar câmbio

19/06/2013 17h24

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta quarta-feira que o governo federal tem "muita bala na agulha" para evitar uma volatilidade muito alta do câmbio. "Muitas reservas, muitos dólares", completou. Ao ser questionado sobre as ações do Fed (Federal Reserve, o BC americano) e o comportamento do câmbio brasileiro nos últimos dias, Mantega disse que o Banco Central e o Ministério da Fazenda estão atentos para conter essa forte volatilidade. Nesta quarta, o Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) do Fed anunciou decisão de manter a taxa básica de juros em 0,25%; o presidente do banco, Ben Bernanke, disse que a instituição pode reduzir os estímulos mais para o fim deste ano e pode acabar com o programa em meados de 2014. Após o anúncio o dólar zerou perdas ante o real, e subiu.

O ministro lembrou de recentes medidas adotadas pelo governo, como a redução a zero o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sobre aplicações estrangeiras em renda fixa. Antes, a líquota estava em 6%.

Mantega disse também que não vai deixar o câmbio registrar uma volatilidade maior no Brasil do que em outros países. Segundo ele, esse momento de instabilidade é passageiro e depois o mercado "vai se acomodar".

Inflação

Mantega ainda reiterou que a inflação está sob controle e que os índices têm apresentado recuo mês após mês. Segundo o ministro, a alta do dólar tem algum impacto sobre a inflação, mas ponderou que se o movimento de alta for passageiro "esse efeito se dilui".

"Se essa valorização do dólar não perdurar, não teremos impacto sobre a inflação", disse.