IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Governo mantém meta de 2020 para operação do trem-bala

12/08/2013 17h20

Ao anunciar o adiamento do leilão do trem-bala Rio-São Paulo-Brasília, nesta segunda-feira, o governo se esforçou em ressaltar que o projeto não está cancelado. O ministro dos Transportes, César Borges, disse que o projeto executivo de engenharia do trem de alta velocidade (TAV) continuará sendo desenvolvido pela Empresa de Planejamento e Logística (EPL). Segundo ele, a data de previsão para sua entrada em funcionamento será mantida para 2020.

"A EPL está trabalhando para ter o licenciamento ambiental e o projeto executivo no início de 2015", afirmou o presidente da estatal, Bernardo Figueiredo. Ele disse que a contratação das obras civis deverá ocorrer também em 2015. Com isso, a entrada em funcionamento deverá ser entre 2019 e 2020 ? a previsão é de até cinco anos para construir a infraestrutura.

César Borges esclareceu, por exemplo, que o adiamento mantém intacto o atual edital de licitação. Isso significa que não houve cancelamento. Até porque, segundo ele, o trem-bala continua sendo a melhor opção para a mobilidade no eixo Rio-São Paulo.