IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

STF vai retomar julgamento do mensalão amanhã

20/08/2013 20h30

O Supremo Tribunal Federal (STF) vai retomar o julgamento dos embargos do mensalão, nesta quarta-feira, a partir da discussão envolvendo o ex-deputado Bispo Rodrigues (PL-RJ). Em seguida, vão ser julgados os embargos de Katia Rabello, ex-presidente do Banco Rural, José Roberto Salgado e Vinícius Samarane, ex-diretores da instituição, Marcos Valério, publicitário apontado como operador do esquema, e Delúbio Soares, ex-tesoureiro do PT.

Os embargos devem ser analisados nessa ordem, segundo informou a Assessoria do STF. A lista dos embargos que estão previstos para serem julgados nessa quarta foi encaminhada pela Presidência do STF aos demais integrantes da Corte.

O julgamento dos embargos do mensalão começou no último dia 14. Um dia depois, durante a análise do recurso de Bispo Rodrigues, houve um debate tenso entre o presidente do STF e relator do processo, ministro Joaquim Barbosa, e o vice-presidente do tribunal e revisor da ação, ministro Ricardo Lewandowksi, que levou ao encerramento da sessão.

Lewandowski questionou se Rodrigues deveria ser mesmo punido pela Lei nº 10.763, de novembro de 2003. Essa legislação aumentou a pena de corrupção, que antes era de um a oito anos e passou a variar entre dois a doze anos. Barbosa acusou o revisor de fazer "chicana", manobra para atrasar o julgamento. Lewandowski pediu a Barbosa que se retratasse e esse último se negou, encerrando a sessão.

Nessa quarta-feira, o debate será retomado. A partir da discussão envolvendo Rodrigues, os advogados de José Dirceu apresentaram memorial no STF defendendo a não aplicação da Lei nº 10.763.