IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Atividade industrial da zona do euro sobe e supera previsão

02/09/2013 07h31

O Índice dos Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) para o setor industrial da zona do euro subiu de 50,3 pontos em julho para 51,4 pontos na leitura final de agosto, informou nesta segunda-feira a consultoria Markit, responsável pela compilação e divulgação do indicador. O resultado, o mais alto em 26 meses, ficou levemente acima da marca de 51,3 pontos registrada na leitura preliminar para o mês, que também era a previsão de analistas.

Em todas as nações da região, segundo a Markit, o PMI industrial subiu em agosto, com exceção da França, onde ficou estável. Além disso, apenas na França e na Grécia o PMI ficou abaixo de 50 pontos, a marca que separa contração de expansão da atividade.

As taxas de crescimento para a produção, novas encomendas e novos negócios para exportação aceleraram para o maior ritmo desde maio de 2011, apontou a consultoria.

"Os formuladores de política econômica vão se sentir confortáveis com os dados, que se somam aos crescentes sinais de uma recuperação em curso para a economia da zona do euro", disse o economista-chefe da Markit, Chris Williamson.

França e Alemanha

O PMI para o setor industrial da Alemanha subiu de 50,7 pontos em julho para 51,8 pontos em agosto, o maior nível desde julho de 2011. "De modo geral, o dado traz uma forte indicação de que a produção industrial dará uma contribuição positiva para o PIB da Alemanha no terceiro trimestre de 2013", disse o economista-sênior da Markit, Tim Moore.

Na França, o PMI industrial ficou estável entre julho e agosto, em 49,7 pontos. Pelo 18º mês consecutivo, o índice ficou abaixo da marca de 50 pontos, que separa contração de expansão da atividade. "A produção industrial francesa ficou no território da contração em agosto, mas uma generalizada estabilização das novas encomendas sugere que a demanda fundamental está caminhando em ritmo forte", disse o economista-sênior da Markit Jack Kennedy. "De modo geral, os últimos números apontam que o setor industrial está começando a se sair um pouco melhor, depois de ter passado por dificuldades nos últimos tempos."

Fora da zona do euro, o PMI industrial do Reino Unido subiu de 54,8 pontos em julho para 57,2 pontos em agosto, o maior nível em dois anos e meio. É o quinto mês consecutivo em que o indicar supera a marca de 50 pontos. A previsão era de 55,0 pontos.