Bolsas

Câmbio

Brasil segue como quarto maior mercado automotivo do mundo

Balanço da consultoria Jato Dynamics, com base nos emplacamentos feitos até julho, mostra que o Brasil segue como o quarto maior mercado automotivo do mundo, apesar da desaceleração das vendas de veículos nos últimos meses.

Com pouco mais de 2 milhões de carros licenciados entre janeiro e julho, um crescimento de 2,4% em relação a igual período do ano passado, o mercado brasileiro segue à frente da Alemanha, onde foram vendidos 1,87 milhão de unidades nos sete primeiros meses de 2013 - com queda de 6,8%.

Somente em julho, contudo, os emplacamentos no Brasil caíram 7,8%, para 323,9 mil automóveis de passeio e veículos utilitários leves. O Japão é o terceiro mercado global, mas as vendas no país recuam 8,1% neste ano, somando 3,15 milhões de carros até julho.

A China mantém com folga o posto de maior mercado do mundo. Foram vendidos 10,63 milhões de carros no mercado chinês de janeiro a julho, número que supera em 17,8% o volume de 2012. As vendas nos Estados Unidos, segundo maior mercado, seguem em recuperação, marcando crescimento de 8,5% neste ano.

O balanço da Jato também traz um ranking das marcas de carros mais vendidos no mundo, liderado pela Toyota, com 3,7 milhões de unidades até julho. Os volumes da montadora japonesa, contudo, recuam 2% neste ano, enquanto os da Volkswagen, segunda colocada, mostram alta de 7,4%, chegando a 3,4 milhões de carros no período.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Receba por e-mail as principais notícias sem pagar nada.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos