IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dilma comemora Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

23/09/2013 10h01

A presidente Dilma Rousseff aproveitou seu programa semanal de rádio veiculado na manhã desta segunda-feira para enumerar as principais ações do plano Viver Sem Limite, em meio à celebração do Dia Nacional de Luta das Pessoas Com Deficiência, comemorado no dia 21 de setembro.

"O Viver sem Limite está mudando a vida de muita gente. Com esse programa, estamos garantindo direitos, autonomia e, principalmente, oportunidade às pessoas com algum tipo de deficiência para que elas possam viver com mais liberdade e mais dignidade", afirmou Dilma em seu programa "Café com a Presidenta".

Dilma destacou que o governo promove a inclusão de pessoas com deficiência em áreas como saúde e educação. Ao lembrar que o programa, lançado no primeiro ano de seu governo, prevê investimentos até 2014 de R$ 7,6 bilhões, Dilma ressaltou a construção de 630 mil casas adaptáveis para as pessoas com deficiência dentro do programa Minha Casa Minha Vida, que, neste caso, atinge as pessoas com renda de até R$ 1.600,00 por mês.

A presidente também mencionou a linha de crédito especial para a compra dos chamados produtos de tecnologia assistiva para as pessoas com deficiência e ação que prevê o treinamento de cães-guia em centros especializados.

"Esse treinamento é longo, é trabalhoso, mas, quando os cães estão prontos, eles fazem uma diferença enorme na vida das pessoas com deficiência visual. É isso que nós queremos com o Viver sem Limite: melhorar a vida das pessoas com deficiência", afirmou. "Com as ações nas mais variadas áreas, nós estamos ajudando a reduzir obstáculos, facilitando a convivência e incluindo, na vida social, as pessoas com deficiência", acrescentou.