IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

PIB do Brasil é o pior do G-20 no 3º trimestre, aponta OCDE

12/12/2013 12h16

O Brasil teve o pior PIB (Produto Interno Bruto) do terceiro trimestre entre os países do G-20, com queda de 0,5%, em relação ao trimestre anterior. O PIB é a soma de todas as riquezas produzidas no país. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (12) pela Organização Internacional para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

A comparação exclui três países que não apresentaram os números do terceiro trimestre ainda: Rússia, Argentina e Arábia Saudita. A comparação é do terceiro trimestre deste ano em relação ao segundo.

O PIB do G-20, bloco formado pelas 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia, cresceu 0,9% no terceiro trimestre de 2013, ligeiramente acima do avanço de 0,8% no trimestre anterior, segundo estimativas preliminares da Organização Internacional para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

 De acordo com a OCDE, o resultado do PIB brasileiro pode ser reflexo, em parte, do crescimento robusto apresentado nos três meses anteriores, quando a atividade subiu 1,8%. Além do Brasil, apenas a França apresentou recuo no PIB, de 0,1%, enquanto na Itália a economia ficou estável no período de julho a setembro.

Entre as economias do grupo, a China registrou o maior crescimento, com 2,2% no trimestre, uma aceleração frente ao 1,9% do período anterior. A Índia ocupou o segundo lugar entre os países que mais cresceram de julho a setembro, com avanço de 1,9%.

Indonésia e Coreia do Sul tiveram crescimentos de 1,3% e 1,1%, respectivamente, ou seja, resultados idênticos aos do segundo trimestre. EUA, Reino Unido e Canadá conseguiram avanços de 0,9%, 0,8% e 0,7%, também superiores aos do segundo trimestre, informa a OCDE.

Pão, carro e novela entram na conta; clique na imagem e entenda

  • Raphael Salimena/UOL