IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

CPFL Renováveis e Desa assinam acordo para unir operações

17/02/2014 10h31

A CPFL Renováveis e a Dobrevê Energia (Desa) assinaram acordo para unir suas operações. Com a associação, o Fundo de Investimento em Participações (FIP) Arrow, controlador da Desa, ficará com 12,63% do capital social da CPFL Renováveis e passará a integrar seu acordo de acionistas, informou hoje a companhia paulista, controlada da CPFL Geração.

Com sede em Curitiba, a Desa atua no segmento de energias renováveis, com 330,8 megawatts (MW) de capacidade contratada. Desse total, 277,6 MW já se encontram operacionais e, o restante, em construção. São cinco Estados brasileiros onde a energia é gerada, com 96,4 MW proveniente de pequenas centrais hidrelétricas (PCH) e 234,4 MW de parques eólicos.

O negócio será realizado por meio da WF2 Holding, veículo que manterá a totalidade de ações da Desa. Assim que aprovada, a transação será concluída mediante a incorporação do capital dessa holding pela CPFL Renováveis ? que, em troca, emitirá ações para o FIP Arrow, representantes de 12,63% do capital.

A associação também trará aumento de capital da CPFL Renováveis no valor contábil patrimonial da WF2, quando esta for incorporada, além de um aumento na dívida líquida da holding em aproximadamente R$ 200 milhões. No fim de 2013, o endividamento estava em R$ 656 milhões.

A entrada do fundo no acordo de acionistas garantirá o direito de indicação de um membro do conselho de administração. A controladora, no entanto, continuará sendo a CPFL Geração, com mais de 50% dos papéis de emissão da companhia. A operação, porém, ainda passará por auditoria de ambas as partes, e os termos podem ser mudados.

De acordo com o fato relevante publicado nesta segunda-feira, a associação entre as duas empresas não dará direito de retirada aos atuais detentores de ações da CPFL Renováveis. O negócio ainda precisa ser aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e pelos credores de ambas as partes.