IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

ONS reduz novamente previsão para nível dos reservatórios do Sudeste

17/02/2014 11h11

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) reduziu novamente a previsão para o nível dos reservatórios das hidrelétricas do subsistema Sudeste/Centro-Oeste, o principal do país, no fim de fevereiro.

De acordo com o último relatório semanal do operador, a expectativa é de que os lagos das usinas das duas regiões alcancem a marca de 34,2% em 28 de fevereiro.

No início do mês, a previsão do operador era que os reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste chegassem ao fim de fevereiro com 41,5% de armazenamento. Na primeira revisão para o mês, o ONS já havia reduzido esse indicador para 35,6%.

No domingo, os reservatórios do subsistema marcavam 35,5%, com queda de 0,1 ponto percentual em relação ao dia anterior. No acumulado do mês, as hidrelétricas das duas regiões registram queda de 4,8 pontos percentuais.

Norte/Nordeste

O ONS também reduziu a previsão para a acumulação nos reservatórios do Nordeste e do Norte para o fim de fevereiro.

No Nordeste, a expectativa atual de armazenamento em 28 de fevereiro é de 41%. As duas previsões anteriores para essa região eram respectivamente 44,8% e 41,6%. Os reservatórios do Nordeste registraram 42,4% no domingo, mantendo o patamar observado no sábado e queda acumulada de 0,2 ponto percentual no mês.

Já no Norte, a previsão inicial para o fim do mês era de 82,1%. Depois o ONS reduziu esse indicador para 79,7% e, agora, está em 78,9%. No domingo, as usinas da região registraram 73,6% de estoque, com alta de 1,2 ponto percentual em relação à sexta-feira e alta acumulada de 12,8 pontos percentuais em fevereiro.

Sul

Apenas a região Sul apresentou melhora na previsão de armazenamento para o fim do mês, em relação à última expectativa, passando de 36,8% para 41,6%. No início do mês, porém, o ONS esperava chegar no fim de fevereiro com 50,9% de acumulação.

Os lagos das hidrelétricas do Sul registraram 43% de armazenamento, com alta de 0,2 ponto percentual em relação ao dia anterior. No acumulado do mês, os reservatórios da região acumulam queda de 14,6 pontos percentuais.